Refúgio - Harlan Coben

Sinopse: Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter.
Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.

Veja também o book-trailer abaixo (em inglês):



Esse foi o primeiro livro que li do Harlan Coben e quando terminei, tive apenas uma reação: UAU! Como é que pude deixar este autor passar por despercebido pelos meus olhos a tanto tempo?

Logo na sinopse sabemos que Mickey é sobrinho de Myron Bolitar (personagem de outra série de livros do Coben) e ele é um ex-agente do FBI. E Mickey tem apenas 15 anos que tem a humilde altura de mais de 1,90 e não deixa ninguém esquecer isso e é um amante basquete, que aliás é a única coisa que tem em comum com Myron. O pai de Mickey faleceu em um acidente e a mãe ir para 'rehab', por isso passou a morar com o tio.

"Quase sorri, mas me lembrei. É engraçado como você se permite esquecer por alguns segundos, como, mesmo na pior das situações, você pode ter momentos em que se engana e pensa que tudo talvez fique bem."

Quando eu comecei a ler, não consegui acreditar que um garoto de 15 anos se meteria em tanta furada quanto ele. Ficou ficção demais. O que me tirou um pouco da história quando meus pensamentos dispersavam da leitura para questionar em um "Como?"
Mas quando a história passa a fluir, conhecemos os excluídos Ema - gordinha gótica e Colherada - nerd filho do zelador, amigos nos quais Mickey se torna inseparável. E graças a dupla Ema e Colherada a história fica mais leve, cheia de piadas sarcásticas, demonstração de coragem e prova de o que é uma boa amizade.
Durante toda a história Dona Morcega foi a chave do mistério e quando ela revelou todas as respostas... Wow! Sério, aconselho vocês a lerem Refúgio já com a sequência em mãos ou vai surtar. Eu surtei.
E quando enredo é desenrolado, conhecemos um pouco de cada um, mas eu esperava pouco mais. Mas o segundo livro deu uma aliviada nessa parte.

Para um livro de ficção/romance, policial/romance e juvenil Harlan acertou bem no que diz de uma leitura fácil com um tema muito incrível de guerras e nazismo, deixou tudo mais legal para acompanhar, acertando em cheio o público mais jovem.
E vou te dizer mais, fazia tempo que uma história não me prendia como Refúgio me prendeu. Este livro eu li num dia só, assim como a sequência dele "Uma questão de segundos" (que vai ganhar resenha semana que vem). E com essas duas ótimas experiências com HC comprei os livros únicos "Confie em mim" e "Não conte a ninguém".


Título: Refúgio/Shelter
Autora: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Edição: 1
Gênero: Drama/Romance
Páginas: 224
Ano: 2012